18 de dez. de 2009

O que é a Escola Superior de Gestão Pública?

Como resultado de pesquisas e reflexões na área da gestão pública, a Fundação La Salle constatou a necessidade de melhorar a qualificação do setor público nacional e, em especial do nosso estado, para que o mesmo possa evoluir com vistas a melhorar a eficiência e produtividade do setor público, resultando em melhores e mais qualificados serviços para a sociedade.

Durante os estudos empreendidos, surgiu a necessidade de mudança no âmbito da academia. As mudanças surgem no mundo das idéias, mas para que as mesmas sejam relevantes e transformem o status quo da realidade, são necessárias as reformas. As reformas, no entanto, somente são implementadas por fruto de uma vontade política que transforma a mudança em algo consequente.

Obtida a primeira vontade política, a Fundação La Salle iniciou a busca de uma parceria no setor público. Esta parceria foi consubstanciada na vontade política expressa pelo Tribunal de Contas do Estado do RS, que, na visão histórica dos seus conselheiros, aprovou o projeto apresentado por unanimidade do seu pleno.

Dadas as condições políticas, iniciou-se a elaboração do projeto da Escola. A partir daí, elaborou-se uma parceria público-privada, Fundação/TCE sem, contudo, ser utilizado nenhum centavo de recursos públicos. A ESGP - Escola Superior de Gestão Pública - apresenta viabilidade econômica endógena de médio prazo.

Ipso facto, ocorreu a assinatura do convênio-mãe no dia 3 de junho de 2009. Ato continuo, no dia 7 de julho do mesmo ano, foi eleito o Conselho Gestor, bem como o Diretor Executivo da ESGP, ambos com mandato de 5 anos, culminando com a instalação oficial da Escola em 22 de setembro de 2009.

A ESGP - Escola Superior de Gestão Pública - é a primeira escola brasileira de ensino superior totalmente focada na formação de gestores públicos, funcionando em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, estando com seu foco direcionado para a qualificação dos atuais quadros e e a formação de gestores para as novas gerações.

Os principais beneficiários deste projeto são os atuais funcionários públicos das esferas estadual e municipal, bem como seus dependentes, principalmente aqueles lotados nos mais longínquos rincões do nosso Rio Grande, que percebem menores vencimentos e encontram maior dificuldade no acesso ao ensino superior.

A ESGP apresenta inovações importantes para atingir o objetivo do grau de excelência em ensino, tais como: direcionamento das suas linhas de formação com currículos voltados às necessidades do setor público; atividades complementares vinculadas aos respectivos semestres e em sintonia com as demandas do setor público; financiamento próprio; regime semestral fechado; turmas regulares (de segunda à sexta-feira) e turmas especiais, que privilegiam servidores que se deslocam do interior do RS (sexta-feira – manhã, tarde e noite e sábados – manhã e tarde).

Princípios que norteiam o projeto pedagógico:

- Busca de excelência desde o primeiro dia de aula;
- Professores com titulação mínima de Mestrado;
- Avaliação externa independente do corpo discente e do corpo docente com níveis de exigência superiores aos praticados pela autoridade fiscalizadora;
- Incentivo à pesquisa com a produção de artigos científicos desde o primeiro semestre, focados na temática do setor público regional;
- Primeiro semestre dedicado ao nivelamento dos alunos, com reforço às disciplinas básicas que permitirão ao acadêmico uma base factível com ensino de excelência;
- Ênfase no aprendizado da língua inglesa, com produção de artigos científicos desde o quinto semestre;
- Professor coordenador para cada turma.

Além das características elencadas, a ESGP encerra em seu projeto a tradição da educação integral da pessoa humana, praticada pelos Irmãos Lasallistas, ao longo de mais de três séculos, desenvolvida em mais de 80 países. O presente projeto alia esta experiência mundial em educação à experiência quase secular do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul no acompanhamento das contas públicas por parte do seu qualificado quadro de funcionários.

A interação entre a academia e o órgão público de excelência contribuirá para a formatação de uma nova universidade pós-moderna, mais humana e disposta a enfrentar os desafios que estão postos para a sociedade do terceiro milênio, contribuindo com a formação de quadros públicos altamente qualificados.

As inscrições para o I Vestibular da ESGP se darão até o dia 08 de janeiro de 2010 e poderão ser feitas através do formulário de inscrição online.
http://www.espg.com.br/

1 comentários:

Luciano Delfini Alencastro disse...

Muito bom parabéns pela iniciativa, pelo menos alguma coisa boa vinda do TCE!

Postar um comentário